Título – porta de entrada

Título seu lindo

Ilustra fernanda pompeu Ilustra fernanda pompeu

Resumo do vídeo 8 da série Mal Traçadas

1
Quem viu a série Mal Traçadas até aqui, já sacou que texto e ilustração se alimentam. Os dois se fortalecem e fazem andar a comunicação. Redator e ilustrador podem beber um no trabalho do outro. Mais ainda, muitas vezes o redator precisa ilustrar e o ilustrador precisa escrever. Isso é particularmente verdadeiro na internet.

2
Escrever e ilustrar não são tarefas banais. Ninguém está querendo diminuir as habilidades específicas. Não estamos minimizando o estudo, o talento, o trabalho, o mérito de cada profissional. Apenas estamos tentando entender como ser virar sozinho numa postagem.

3
O desafio para o próximo vídeo do Mal Traçadas será o ilustrador fazer um pequeno texto a partir de uma foto-ilustração tirada pela escritora. Veja abaixo:

Três aparelhos de controle remoto

Ilustração da redatora

4
O exercício deverá dar ênfase ao título. Tradicionalmente o título vem da literatura. Há títulos maravilhosos, como O Inverno da Nossa Desesperança (John Steinbeck), Do outro lado do rio entre as árvores (Ernest Hemingway), Grande Sertão Veredas e A Terceira margem do rio (João Guimarães Rosa).

5
Às vezes títulos, por eles mesmos, já fazem a gente começar a sonhar. Porém com a entrada da internet e com o poderio do google, surgiu a necessidade do título conter uma palavra-chave que corresponda ao modo como o usuário procura na internet.

6
Daí o postador  deve fazer um título pensando na palavra-chave procurada pelo usuário e, ao mesmo tempo, esse título deve atrair o leitor. Resumindo: o título é parte fundamental do SEO – que são práticas para ranquear bem no google. Mas ele também é – como sempre foi – um convite para a leitura. Ou seja, a complexidade aumentou.

Assista ao vídeo

Serviço:
Série Mal Traçadas
com Fernanda Pompeu e Fernando Carvall
Direção e Edição: André Sakurai
Realização. Estúdio Saci

Veja vídeos da série no Face
Veja vídeos da série no YouTube

Leia e veja também A ilustração mandante do texto


Comente

Uma resposta para “Título – porta de entrada”

Deixe uma resposta

Antes de enviar, por favor resolva a questão: *