Desafio Metáfora

Foto da blogueira Foto da blogueira

Resumo do vídeo 4 da série Mal Traçadas

Ficou acordado no vídeo anterior que o ilustrador redigiria um texto e a redatora ilustraria esse texto. Tanto ilustração quanto texto deveriam trabalhar com a figura de linguagem metáfora. O tema também foi definido: Cracolândia – região no centro da cidade de São Paulo – onde se reune uma legião de dependentes do crack. Imenso desafio para todos. Sendo que o atual prefeito João Dória decidiu jogar duro. O exercício foi um desafio. Felizmente a lição de casa foi feita.  Vamos aos resultados:

Texto do Ilustrador
Era uma vez um reino lindo, governado por um príncipe limpo onde moravam súditos felizes.
Um dia, o príncipe limpo descobriu que no reino lindo também moravam súditos sujos, o que causava muita tristeza e não condizia com a lindeza do lugar.
Para encerrar a história (e foi assim mesmo!), o príncipe limpo passou o trator nos súditos sujos (e isso não é metáfora) e o reino, o príncipe e os súditos voltaram a ser felizes.
Só que não.

Comentário: Esse pequeno texto é uma metáfora da Cracolândia. O príncipe deve ser o Dória – sempre limpinho, bonitinho – fazendo sua ação de “limpar” a Cracolândia. Também é interessante quando o texto diz não ser uma metáfora, fazendo referência a si mesmo. Notem como na expressão verbal (escrita) as convicções e opiniões do autor afloram.

Ilustração da redatora

detergente como metáfora de limpeza

Comentário: Ilustrar não é necessariamente desenhar. Por exemplo, podemos ilustrar com uma foto. O mais importante é evitar trabalhar com “imagens prontas” da internet. A escolha do detergente foi apropriada, uma vez que o produto remete a uma limpeza grossa. E também porque faz bolhinhas lembrando a fumacinha do crack.

Assista ao vídeo

Serviço:
Série Mal Traçadas
com Fernanda Pompeu e Fernando Carvall
Direção e Edição: André Sakurai
Realização. Estúdio Saci

Assista no Face
Assista no YouTube

Leia também o Metáfora Ilustrada


Tags: , , ,

Comente

Uma resposta para “Desafio Metáfora”

Deixe uma resposta