Workshop Blog seu Blog

O blog é a sua casa digital

Foto Mariana Sorc Foto Mariana Sorc

O sol brilhava no sábado, 25 de março, em Sampa. Numa casa da rua Capote Valente, Pinheiros, sede do Estúdio Saci, nove mosqueteiros das palavras e imagens se reuniram para falar de blogs. Não de blogs alheios, famosos ou escondidos, mas dos próprios blogs. Os sonhados e os realizados.

Fosse no século 20, esse workshop não teria existido. Pois os blogs se popularizaram a partir do ano 2000. Fosse o blog uma pessoa seria menor de idade. Mas em menos de duas décadas quanta história e dinamismo os blogs abarcam!

O blog nasceu como diário pessoal. Olha eu aqui. Fiquei solteira. Cachorro é melhor do que gente. Esta é a minha voz. Também ganharam notoriedade discutindo assuntos específicos: Blog de carros antigos. Blog de Bolos de Noiva etc. Logo depois surgiram as redes sociais e muitos blogueiros fecharam as portas. Migraram para o Face, Twitter, LinkedIn e afins.

Começaram a surgir os profetas do apocalipse dos blogs. Eles perguntavam: Para que ficar num único lugar se você pode estar em todos? Muita gente embarcou na onda. Mas ultimamente a excessiva, escandalosa fragmentação das redes sociais passou a incomodar.

Afinal, você posta às 8h da manhã no Face e 3 minutos depois ninguém vê mais sua postagem. É certo que vivemos o mundo da instantaneidade, mas para quem gosta de escrever e publicar essa velocidade é terrível. Fora isso, onde antes havia milhares de usuários, hoje há milhões.

2

Mais valorizada do que o dólar e o euro é a Moeda da Atenção. Quem vai me notar e ler? Pergunta com várias respostas. A mais básica delas começa com o canal. Ter um blog é uma boa dica, porque as pessoas poderão te encontrar. O blog é a sua casa. O seu endereço.

Pensando assim, muita gente que havia fechado seus blogs voltou ou está voltando. As pessoas reformam os antigos ou partem para novos. Afinal a tecnologia não para de se modernizar e ficar melhor e mais fácil. Dê uma olhada no WordPress e confira o que quanto intuitivo ele é.

Assim os blogs, hoje, estão vivendo um renascimento. A cara de cada um é a cara do blogueiro. Cabem todos: confidentes, poetas, prosadores, pintores, desenhistas, bordadeiras, cozinheiras, opinadeiros, empreendedoras. Basta ter a vontade de se expressar. E também disciplina, persistência, consistência.

Blogar é ação inteligente. É preciso compreender e cumprir a rotina: produzir, revisar, fazer SEO, postar, compartilhar, monitorar. Mas é fato também que cada blogueiro conquistará o seu jeito particular de fazer as coisas.

Isso é fascinante. Um trabalho que tem exemplos, mas não receita de bolo. É um trabalho-aprendizagem. Você tem que pensar no texto, na imagem que usará, nos links que irá introduzir. Também – importantíssimo – bolar estratégias de compartilhamento nas redes sociais e por e-mail.

No texto, há a pesagem do título, das tags escolhidas, do tom e estilo da escrita. Na imagem é preciso saber o que é recomendável ou não publicar. O mais indicado é produzir as próprias imagens, ora fotografando, ora ilustrando. Já na tecnologia o lance é se manter informado com atualizações e plugins interessantes.

A parte da divulgação é quase um universo inteiro. É recomendável ter noções básicas de SEO (ou seja, como virar amiguinho do Google), conhecer bem seu público e criar estratégias para que estranhos (pessoas fora da sua rede) vejam o seu trabalho.

Nada do outro mundo. Tudo possível de ser feito. Todo blogueiro é um aprendiz digital. O próprio blog é o testemunho das mudanças e progressos de seu autor. É ou não é uma atividade bacana?

Essas questões e várias outras foram o motivo do encontro no Estúdio Saci no I Workshop Blog seu Blog. Foi um sábado inteiro de trabalhos, risadas e boas inquietações. Valeu mesmo!

Participaram: Ana Clara Fernandes, Ana Muniz, Helena Maria Ferrari, José da Rocha Carvalheiro, Paulo Henrique Andrade e Valdirene dos Santos Rocha.
Palestraram: Fernanda Pompeu, Fernando Carvall e Mariana Sorc.
3
Realização: Estúdio Saci.


Tags: , , ,

Comente

9 respostas para “Workshop Blog seu Blog”

  1. Helena disse:

    Fernanda,tudo bem,sintetizou tudo!O que consegui compreender,é que se superarmos aos poucos o gargalo tecnológico,temos um mundo a descobrir,um oceano pra navegar!É o possível acessível?Quem tem vontade atravessa montanha ?quem sabe.De todo jeito fiquei muito feliz com a oportunidade de estar com todos,uma experiencia e tanto.Bjs.

    • Fernanda Pompeu Fernanda Pompeu disse:

      Helena, foi muito bom. Isso vem desde a época da roda em volta da fogueira. Gente reunida, gente interessada. Eu quem agradeço a oportunidade de ter estado com você. Beijo.

  2. Parabéns Fernanda, pena não ter podido participar de tão relevante trabalho, e, apesar de estar no face, no Recanto, no Pensador, e, em alguns outros não abandono meu BLOG LIBERDADE DE EXPRESSÃO! por nada, por assim ser é que cheguei a mais de 42.000 leitores e visitantes, desde 2009. Abraços do Amigo. Gutemberg Landi.

  3. Silvana Moura Moura disse:

    Olá, Fernanda.

    Muito interessante esse mundo blogueiro. Nunca antes havia pensado nos detalhes.Blog é carinho!
    Abraços

    • Fernanda Pompeu Fernanda Pompeu disse:

      Eu adoro esse mundo. Nos dias de hoje, quando perguntam o que sou / faço, respondo: “Sou blogueira”. Eu adoro isso! Silvana, mais uma vez obrigada.

  4. Parabéns pelo texto amei, a leitura dele foi muito importante para mim.

Deixe uma resposta

Antes de enviar, por favor resolva a questão: *