Passeios pela água doce

Água de beber, água de sonhar, água de viver

Arte Fernanda Pompeu e Fernando Carvall Arte Fernanda Pompeu e Fernando Carvall

A Terra é azul! exclamou o astronauta Yuri Gagarin ao avistar, do espaço, nosso planeta. Azul porque 3/4 do planeta são água. No entanto: menos de 3% de toda água da Terra é doce. Boa parte da água doce está em lugares de difícil acesso: calotas polares e subterrâneos. Adivinhou? A água doce é um tesouro!

1
Água desperta, água sonhadora para:
acariciar ajudar alimentar
banhar batizar beber benzer brincar brindar brotar
construir cozinhar cuidar curar
desenvolver desinfetar devanear dissolver distribuir divertir
embalar energizar envolver
fabricar felicitar ferver flutuar fomentar frutificar
gelar gerar gerenciar
habitar hidratar higienizar
imaginar imergir insurgir irrigar
laborar lavar limpar louvar
medicar mergulhar molhar mover
nadar namorar nascer navegar
oferecer olhar ondear ouvir
parir provar prover purificar
refletir refrescar renovar repartir
saborear sanear semear socorrer sonhar sustentar
tocar transpirar transportar
viajar viver

2
O que é
que ao beber, nos faz satisfeitos?
ao olhar, nos faz pensativas?
ao tocar, nos faz refrescados?
ao ouvir, nos faz sonhadoras?
ao sentir, nos faz poetas?
O que é, o que é?

A água
Quando bem tratada é nossa amiga: fornece alegria e saúde. Quando maltratada é nossa inimiga: provoca doenças e tristezas.

A água nasce saudável e seu curso é o da generosidade. Somos nós que modificamos o destino das água. Ao prejudicar a qualidade da água estamos pondo em risco o nosso futuro e o presente das pessoas que virão depois de nós.

Por ser de todos e de todas a água deve ser distribuída com justiça. Por ser de todas e de todos a água tem que ser cuidada.

3
Equilíbrio e lógica interna são a essência de um ecossistema. Outras características: estabilidade e autossuficiência. Dizendo de maneira simples: num sistema ecológico tudo está em seu lugar.

Nos ecossistemas de água doce, a vida compreende, principalmente, algas, peixes, moluscos, crustáceos.

Quando a mão humana se mete na água, se não houver conhecimento e planejamento, ela bagunça tudo o que estava arrumadinho. A solução? Estudar e respeitar o jeito de ser da natureza.

Pois que coisa triste um rio morto! Deserto de algas e peixes. Oásis para bactérias e vírus. A água poluída é responsável por doenças várias: leptospirose, febre tifoide, cólera, hepatite infecciosa, amebíase, esquistossomose, diarréias etc.

4
Grandes cidades exigem muita água tratada para matar a sede das necessidades urbanas. Água para residências, escolas, hospitais, fábricas, empresas, clubes, feiras, lojas, associações.

Ter água em quantidade e com qualidade é um desafio que envolve: poder público e comunidades. Melhorar os usos das águas, proibir os abusos são ações de cidadania e sabedoria.

O abastecimento de água é obra de primeira necessidade. Quando a gente abre uma torneira não imaginamos o trabalho que deu trazer a água do manancial até a nossa casa.

Proporcionar água para o consumo humano compreende um sistema complexo. Envolve técnica, teoria, experiência. Custa esforços e muito dinheiro. Depois que a gente fica sabendo do caminho das águas, abrimos uma torneira já planejando fechá-la.

5
Potável é água boa para matar a sede, para cozinhar os alimentos. É água que pode ser bebida sem sustos: de adoecer, amarelar, pôr para fora. Água potável é um bem precioso: faz a diferença entre a saúde e a doença, entre a vida e a morte.

A água é um bem coletivo: todo mundo necessita, todo mundo tem direito, todo mundo precisa aprender a cuidar! Tem jeito de salvar a água? Depende de nós! Depende da nossa participação!

A água é um recurso natural. Recursos naturais são riquezas da coletividade. Ninguém, sozinho ou sozinha, é dono da água!

6
Economia sustentável é uma velha conhecida das mulheres: usar para a necessidade de hoje sabendo poupar para a necessidade de amanhã.

Desenvolvimento sustentável é atender as necessidades da geração presente, sem dilapidar as reservas de riquezas naturais das gerações futuras.

Água sustentável é lavar o rosto pela manhã sem esquecer o copo d’água da noite.

As palavras
bio= vida
diversidade= variedade
formam uma só riqueza.

Biodiversidade é o conjunto de seres vivos: da minhoca ao ser humano, do molusco ao urso polar,do capim ao jacarandá.

Nas águas, a diversidade da vida abraça um grande número de espécies animais e vegetais. Quando as águas estão poluídas a biodiversidade fica cara a cara com a morte.

Palavra de mulher: o feminino existe dentro das mulheres e dos homens. Ele tem a ver com: proteger, preservar, defender. Diferenciar o bom uso da água do abuso do uso. O bom uso fomenta: a vida, a criatividade, o dar certo.

O abuso do uso favorece: a poluição, o descuido, o desperdício. Já defender a qualidade da água é preservar os mananciais, cuidar do curso dos rios para receber sempre seus presentes.

7

A humanidade sabe:
sem casa, é possível dormir em cabana
sem luz, é possível acender velas
sem gás, é possível fazer fogueiras.
Sem água doce:
é impossível matar a sede, cozinhar, banhar-se, viver.

Brinde


Tags: , , ,

Comente

5 respostas para “Passeios pela água doce”

  1. Rose disse:

    Você se lembra de um texto pra banner sobre água que fez pra SMA?
    Este ficou ainda mais lindo!
    Gracias.
    Bj

  2. Marisa Paifer disse:

    Quantos tesouros juntados para que não esqueçamos, Fernanda!Obrigada!

  3. […] do senhorzinho e de seus amigos pela bocha de domingo. O amor do jovem engenheiro pelos mapas das águas. O amor da empregada doméstica pelo sucesso da filha […]

Deixe uma resposta