Inês Etienne Romeu

Inês Etienne Romeu Nascimento: 1942 Cidade natal: Pouso Alegre – MG Morte: 27 abril de 2015 Local final: Niterói – RJ Dizem que morrer dormindo é…

Ilustra: Carvall Ilustra: Carvall

Inês Etienne Romeu
Nascimento: 1942
Cidade natal: Pouso Alegre – MG
Morte: 27 abril de 2015
Local final: Niterói – RJ

Dizem que morrer dormindo é dádiva. Talvez tenha sido uma espécie de agradecimento a Inês Etienne Romeu, morta no 27 de abril de 2015, aos 72 anos, na graciosa Niterói.

Não fosse ela com sua memória e coragem, provavelmente pouco ou nada saberíamos da tristemente hoje famosa Casa da Morte, Petrópolis, Rio de Janeiro.

A Casa da Morte era um centro clandestino de interrogatórios com torturas. A exceção de Inês, todos os hóspedes de Petrópolis foram “desaparecidos” depois de assassinados.

Inês conseguiu se safar em troca de ser uma delatora. Papel que jamais cumpriu. Acabou condenada à prisão perpétua. Foi solta após a Anistia de 1979.

A última presa política a ser libertada e única sobrevivente da Casa da Morte revelou nomes de algumas das vítimas, apelidos dos torturadores e narrou seus métodos de interrogatório. Você foi importante, Inês Etienne Romeu!

Mais de VIVOS


Tags: , , ,

Comente

Uma resposta para “Inês Etienne Romeu”

  1. Myriam Andréa disse:

    Inês é viva!

Deixe uma resposta

Antes de enviar, por favor resolva a questão: *