Resumo do vídeo 8 da série Mal Traçadas
1
Quem viu a série Mal Traçadas até aqui, já sacou que texto e ilustração se alimentam. Os dois se fortalecem e fazem andar a comunicação. Redator e ilustrador podem beber um no trabalho do outro. Mais ainda, muitas vezes o redator precisa ilustrar e o ilustrador precisa escrever. Isso é particularmente verdadeiro na internet.
2
Escrever e ilustrar não são tarefas banais. Ninguém está querendo diminuir as habilidades específicas. Não estamos minimizando o estudo, o talento, o trabalho, o mérito de cada profissional. Apenas estamos tentando entender como ser virar sozinho numa postagem.
3
O desafio para o próximo vídeo do Mal Traçadas será o ilustrador fazer um pequeno texto a partir de uma foto-ilustração tirada pela escritora. Veja abaixo:
4
O exercício deverá dar ênfase ao título. Tradicionalmente o título vem da literatura. Há títulos maravilhosos, como O Inverno da Nossa Desesperança (John Steinbeck), Do outro lado do rio entre as árvores (Ernest Hemingway), Grande Sertão Veredas e A Terceira margem do rio (João Guimarães Rosa).
5
Às vezes títulos, por eles mesmos, já fazem a gente começar a sonhar. Porém com a entrada da internet e com o poderio do google, surgiu a necessidade do título conter uma palavra-chave que corresponda ao modo como o usuário procura na internet.
6
Daí o postador deve fazer um título pensando na palavra-chave procurada pelo usuário e, ao mesmo tempo, esse título deve atrair o leitor. Resumindo: o título é parte fundamental do SEO – que são práticas para ranquear bem no google. Mas ele também é – como sempre foi – um convite para a leitura. Ou seja, a complexidade aumentou.
Assista ao vídeo
Serviço:
Série Mal Traçadas
com Fernanda Pompeu e Fernando Carvall
Direção e Edição: André Sakurai
Realização. Estúdio Saci
Veja vídeos da série no Face
Veja vídeos da série no YouTube
Leia e veja também A ilustração mandante do texto
[…] Leia e veja também Título – porta de entrada […]
[…] O título é a porta de entrada da sua postagem. É primeira coisa que o leitor bate o olho. Um bom título pode dar em um amor à primeira vista. Um mau título pode botar o leitor para correr. […]