Desenhar sob demanda

Duas musas: o prazo e o preço

Ilustra Carvall Ilustra Carvall

Resumo do vídeo 2 da Série Mal Traçadas
Como desenhar?

1
Para quem trabalha com arte aplicada (sob encomenda), tudo começa com a pauta. Chega o texto e a indicação do tamanho da ilustração. Pronto, a criação começa a taxiar. Nesse momento, o ilustrador deve ler o texto com lupa. Compreender ao máximo.

2
Para expandir esse entendimento, o ilustrador precisa procurar outras referências. Ao mesmo tempo o desenho, mesmo que  mentalmente, já começou a ser concebido. O que será melhor usar: uma metáfora, uma hipérbole? Outra figura de linguagem?

3
Na prática, o desenho ajuda a contar a história que está no texto. Faz isso de forma sintética. A boa ilustração não é uma resumo do texto. Nunca é tatibitate. Ela é uma interpretação. O ilustrador competente dá o seu pitaco. Ele imprime o seu ponto de vista no tocante ao tema proposto pelo texto.

4
Ilustrador tem quer ser uma pessoa bem informada, inquieta. Deve conhecer o que pensa o autor do texto e – principalmente – ser capaz ler o contexto em que a matéria se dá. O bom ilustrador não enfileira penduricalhos em volta do texto. Ele é coautor da mensagem.

5
Artista gráfico que trabalha sob demanda não dá bola para a inspiração. O editor (ou cliente) não quer saber se o ilustrador acordou feliz ou infeliz. Ele quer o trabalho na hora combinada. Daí quem cria sob demanda tem duas musas: o prazo e o preço.

6
Uma boa ajuda é recorrer ao Painel Semântico – quais são as boas referências e analogias? Qual a melhor metáfora para a imagem? Qual textura, qual cor funcionarão? Em síntese: quais são os elementos que ajudarão a contar a história visualmente.

Serviço:
Série Mal Traçadas
com Fernanda Pompeu e Fernando Carvall
Direção e Edição: André Sakurai
Realização. Estúdio Saci

Assista no Face
Assista no YouTube

Leia também o Dica pra Começar


Tags: , , ,

Comente

Uma resposta para “Desenhar sob demanda”

Deixe uma resposta

Antes de enviar, por favor resolva a questão: *