Resumo do vídeo 3 da série Mal Traçadas
A Metáfora
1
Quem assistiu ao filme O Carteiro e o Poeta deve lembrar que o carteiro passa o tempo todo perguntando ao poeta Pablo Neruda: O que é uma metáfora? Vamos simplificar. Metáfora é uma figura de linguagem que transfere para alguma coisa, características de outra. Exemplo: Fulano é um doce é uma metáfora. Se eu dissesse fulano é como um doce seria apenas uma comparação. Mas se digo que ele é um doce, imediatamente penso que ele é suave, agradável, gentil etc. Pois essas características estão associadas ao sentido figurado de doce.
2
Vou carregar esta cruz. É evidente que a pessoa não vai carregar uma cruz de madeira, pesada. Cruz, nesse caso, é metáfora. Remete a sofrimento, ao sacrifício de Cristo etc. Reparem que a metáfora – como outras figuras de linguagem – está no reino da cultura.
3
Desenho tem metáfora? É claro que tem. Trata-se, aliás, de um recurso bastante usado pelo ilustrador como forma de não ser literal. A ideia ao ilustrar um texto é evitar a literalidade. Entre outras coisas, porque ser literal reduz a amplitude da leitura e estreita a arte do ilustrador. Também, em um grande jornal – que tem um público geral – nem tudo pode ser publicado. Isso não é censura. É adequação. Tem a ver com pertinência.
4
Tanto o redator quanto o ilustrador trabalham dentro do “culturalmente aceitável”. Exemplificando: ilustrar um artigo que fala sobre pedofilia na Igreja não é simples. É bastante complicado. É claro que vêm as piores imagens na cabeça do ilustrador. Mas não dá para fazer uma ilustração literal, pois não será aceita. Vai atrasar a edição. Nesse caso, o uso da metáfora é muito bem-vindo.
5
Vamos pegar o assunto Cracolândia. A escolha do ilustrador (veja ilustração acima, feita para o caderno de cultura do jornal Valor) foi desenhar um garoto fumando crack. Mas o garoto foi transformado em um boneco puxado por cordas para insinuar a manipulação em cima da realidade dos usuários de drogas. Uma metáfora portanto.
6
Proposta para o próximo vídeo: a redatora vai ilustrar um texto escrito pelo ilustrador sobre o assunto Cracolândia. Os dois devem usar metáforas. Agora a onça vai beber água!
Assista ao vídeo
Serviço:
Série Mal Traçadas
com Fernanda Pompeu e Fernando Carvall
Direção e Edição: André Sakurai
Realização. Estúdio Saci
Assista no Face
Assista no YouTube
Leia também o Desenhar sob demanda
Muito bem explicado.
Valeu, Claudinha, irmã querida.
[…] Leia também o Metáfora Ilustrada […]